- item 1
Inicializar o tabuleiro vazio (8x8)
tabuleiro = criar_tabuleiro(8, 8)
Gerar as primeiras 3 peças
pecas = gerar_pecas_iniciais()
Variáveis de controle
pontuacao = 0
fim_do_jogo = False
-
item 2
def criartabuleiro(linhas, colunas):
return [[' ' for in range(colunas)] for _ in range(linhas)] -
item 3
def gerar_pecas_iniciais():Definir os formatos das peças (por exemplo, L, T, quadrado, linha)
pecas_possiveis = [
[(0, 0), (0, 1), (0, 2)], # Linha reta
[(0, 0), (1, 0), (2, 0)], # Linha reta vertical
[(0, 0), (1, 0), (1, 1)], # L
[(0, 0), (0, 1), (1, 1)] # T
]
return [random.choice(pecaspossiveis) for in range(3)] -
item 4
def posicionar_peca(tabuleiro, peca, linha, coluna):
for (dx, dy) in peca:
if tabuleiro[linha + dx][coluna + dy] != ' ':
return False # A peça não pode ser colocada aqui (colisão)Se não houver colisão, coloque a peça no tabuleiro
for (dx, dy) in peca:
tabuleiro[linha + dx][coluna + dy] = 'X'return True
-
item 5
def eliminar_linhas(tabuleiro):
linhaseliminadas = 0
for i in range(len(tabuleiro)):
if all(celula != ' ' for celula in tabuleiro[i]):
tabuleiro[i] = [' ' for in range(len(tabuleiro[i]))]
linhas_eliminadas += 1
return linhas_eliminadas -
item 6
def gerar_novas_pecas():
return [random.choice(pecaspossiveis) for in range(3)] -
item 7
def verificar_fim_do_jogo(tabuleiro, pecas):
if any(posicionar_peca(tabuleiro, peca, 0, 0) == False for peca in pecas):
return True
return False -
item 8
def jogo():
tabuleiro = criar_tabuleiro(8, 8)
pecas = gerar_pecas_iniciais()
pontuacao = 0while not fim_do_jogo:
for peca in pecas:Simula a entrada de posicionamento de peça (entrada do jogador)
linha, coluna = obter_posicao_desejada(peca) if posicionar_peca(tabuleiro, peca, linha, coluna): pontuacao += eliminar_linhas(tabuleiro) # Elimina linhas pecas = gerar_novas_pecas() # Gera novas peças fim_do_jogo = verificar_fim_do_jogo(tabuleiro, pecas) # Verifica se o jogo acabou if fim_do_jogo: print("Fim do Jogo! Pontuação final:", pontuacao) break
- item 9
def obter_posicao_desejada(peca):Exemplo de função que simula a entrada do jogador (linha, coluna)
Aqui seria a interface do jogo, por exemplo com um toque ou arraste.
linha = random.randint(0, 7)
coluna = random.randint(0, 7)
return linha, coluna
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